A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deve licitar, nesta semana, a compra de 20 novos veículos para a instituição a um custo de R$ 3,5 milhões. A ideia da Pró Reitoria de Infraestrutura é que seja lançado um edital, na modalidade de pregão presencial, para a renovação da frota de veículos da instituição. A novidade é a aquisição de uma ambulância com estrutura de CTI (Centro de Terapia Intensiva).
Entre os demais veículos previstos para a compra estão ônibus, micro-ônibus, vans e ainda carros oficiais. Depois de feita a compra da ambulância, a UFSM pretende realizar nova licitação para a compra de equipamentos para a ambulância.
Em média, 25 mil pessoas passam, diariamente, pelo campus da Federal. A compra da ambulância deve atender eventuais casos de socorro e que, porventura, aconteçam dentro da instituição.
"Muitas vezes temos casos de alunos que precisam de atendimento médico em caráter emergencial e ficamos à espera do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o que acaba demorando", avalia o pró-reitor de Infraestrutura, Eduardo Rizzatti.
A Federal cogita que o serviço, de atendimento médico e de enfermagem, a ser prestado na ambulância deva ser feito pela própria instituição. O mesmo deve ocorrer com a manutenção da ambulância. Outro veículo que deve ser adquirido, nesse mesmo edital, é um caminhão de combate a incêndios a um custo de R$ 500 mil.
"